Como Trabalhamos
Em nossa atuação, vamos além da criação de soluções técnicas. Sabemos que a tecnologia avança rapidamente, e por isso nos propomos a ser um espaço de reflexão, onde podemos repensar o nosso lugar e produzir realidades mais justas nesse mundo digital em constante mudança.
Como Laboratório, pensamos a experimentação como a busca de múltiplas narrativas possíveis. Queremos rechaçar a visão colonialista de uma única narrativa possível, com uma só fonte, eurocentrada, de onde brotam os sentidos para compreensão do mundo. Em contraponto, acreditamos na confluência de redes e de mundos que podem se afetar.
Por esse motivo, apostamos na diversidade de pontos de vista, traduzidas na ideia de narrativas insurgentes, que se contrapõem às lógicas colonialistas que impõe a conciliação como única alternativa.
Para oferecer respostas à pergunta sobre quais perspectivas de futuro são possíveis diante dos desafios da atualidade, o Laboratório do Futuro se propõe a ser uma ponte entre diferentes mundos: pessoas cidadãs e seus lares, pessoas trabalhadoras e suas organizações, especialistas e conhecimento coletivo, gestores e governos.
Buscamos juntos soluções que realmente façam sentido para as diversas dimensões da nossa sociedade. Para isso, o Laboratório atua, na UFC e além dela, no incentivo à inovação aberta, no desenvolvimento de formas colaborativas de trabalho, no apoio à criação de políticas públicas a partir do pensamento de design e na criação de projetos que colocam as pessoas no centro dos processos e investigações.