Letramento contra a colonização digital é tema do segundo debate do Ciclo ‘Estratégias Digitais para Políticas Públicas no Brasil’
Data da publicação: 23 de setembro de 2025 Categoria: Notícias
O Laboratório do Futuro promove, entre setembro e outubro, uma série de encontros virtuais com o objetivo de aprofundar e compartilhar reflexões sobre temas centrais para o projeto de extensão, como tecnologias livres, design de políticas, relação entre academia e tecnologias e soberania digital.
O segundo debate, que acontece no dia 25 de setembro, terá como tema “Aprender, criar, participar: Letramento contra a Colonização Digital”. A proposta é discutir a importância do letramento digital como caminho para ampliar a autonomia das pessoas na construção, acompanhamento e fruição de políticas públicas, em especial no campo das artes e da cultura.
Participam da aula três convidados com ampla experiência na área: a pesquisadora e ativista em cultura digital, Josi Santana (professora do Instituto Federal de Brasília); o analista de negócios e especialista em gestão de soluções digitais para a cultura, Victor Ferreira; e o produtor cultural, influenciador e criador do personagem Suricate Seboso, Dudu Suricate.
O debate será transmitido ao vivo, e sua gravação servirá de subsídio para a produção de um livro, no qual cada aula integrará um capítulo. Os próximos encontros ocorrerão sempre às quintas-feiras, no mesmo horário e canal.
O Ciclo foi aberto no dia 11 de setembro, em evento presencial no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, com duas mesas: Estratégias Digitais para a Política Nacional da Cultura e Planos para o Futuro.
Serviço
📍 Data: 25/09
⏰ Horário: 19h às 20h
🎙 Formato: falas de até 15 minutos por convidada/o + 15 minutos de debate
🎥 Transmissão: youtube.com/@RedeMapas