Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Lab do Futuro

Área do conteúdo

O que fazemos

Atuando como uma iniciativa conjunta da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Mutirão, damos continuidade ao desenvolvimento de projetos de impacto significativo em parceria com instituições como  a Fundação Nacional das Artes (Funarte), a Presidência da República, o Ministério da Cultura, o Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades.

Funarte

Rede Digital das Artes – 2024/2025

Por meio de um Termo de Execução Descentralizada, celebrado entre UFC e Funarte, somos responsáveis pela criação de uma estratégia digital para o programa de difusão nacional da Funarte, a Rede das Artes.

O objetivo principal é melhorar a comunicação, circulação e difusão de projetos culturais, fortalecendo as políticas para as artes no Brasil e ampliando o acesso de artistas, gestores e público aos serviços da Funarte e outras instituições, promovendo maior engajamento no setor.

Parte fundamental dessa estratégia é o desenvolvimento da plataforma digital colaborativa, onde estarão disponíveis editais, agendas, perfis de agentes culturais, possibilitando intercâmbio entre fazedores de cultura e oportunidades em todos os campos artísticos.

 

Presidência da República

Brasil Participativo – 2023/2024

1,5 milhões de pessoas votaram nas propostas do Brasil Participativo, o processo de definição de políticas e prioridades do Governo Lula, 2024-2027, cuja criação e implementação contou com a expertise de pessoas que hoje estão presentes no Lab do Futuro, assim como estiveram presentes no Felicilab, entre outros coletivos como o Instituto Cidades Democráticas e o Coletivo Cosmotécnicas Amazônicas.

Simplesmente o maior processo de participação digital em planejamento de governos do Brasil, com camadas regionais e nacionais, de pessoas que fizeram login na plataforma para elaborar uma proposta e/ou escolher uma proposta elaborada por outras pessoas, a ser priorizada pelo governo federal. Tudo isso em menos de três meses entre a definição da tecnologia a ser utilizada na plataforma e o resultado final da participação digital em si.

 

Ministério das Cidades

Mapa das Periferias – 2024/atual

O Mapa das Periferias é uma plataforma que nasceu para reunir e sistematizar dados e informações sobre as periferias do Brasil. A plataforma traz diversas informações sobre a atuação do Governo Federal junto aos territórios periféricos e integra, também, um Geoportal, onde é possível realizar a busca e consulta de dados georreferenciados sobre as periferias no Brasil.

Este projeto é uma iniciativa da  Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades (MCidades), desenvolvido sob o Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). E contou com a experiência de pessoas que hoje compõem o Laboratório do Futuro no desenvolvimento e implementação das tecnologias.

 

Ministério da Cultura

Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural e Laboratório de Cultura Digital – 2024/2025

O software Mapas Culturais é a solução para atender a gestão dos ativos culturais nacionais, por sua capacidade de mapeamento, armazenamento de dados e facilitação da implementação de políticas públicas culturais que fortalecem o Plano Nacional, assim como os Planos Estaduais e Municipais de Cultura.

É uma plataforma de código aberto, que oferece um ambiente integrado para a gestão completa de editais, projetos, agentes, espaços e eventos, sendo, portanto, um forte instrumento para o Ministério da Cultura ampliar o acesso a seus produtos e serviços, de maneira eficiente e inovadora.

Com a retomada do Ministério da Cultura pelo Governo Lula, identificou-se a oportunidade de qualificar o ecossistema de Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural, com ênfase em Softwares Livres, articulando e fomentando os arranjos produtivos da cultura. Através do mapeamento, formação, qualificação e aceleração de arranjos produtivos distribuídos, o Ministério da Cultura pode contribuir significativamente para a expansão e fortalecimento da economia criativa nacional.

O processo de qualificação contou com a participação do Movimento Felicilab e com toda a expertise do Instituto Mutirão na criação e implementação dos Mapas Culturais do Ceará, iniciativa pioneira na gestão das políticas culturais no setor.

 

Ministério da Saúde

DesignLab da SAPS do Futuro – 2024

O Laboratório de Design da Atenção Primária à Saúde (APS) nasceu do sonho e da necessidade de implementar a inovação aberta e colaborativa como principal afluente do fluxo da transformação digital no Sistema Único de Saúde, em sua dimensão mais basilar, do nível de atenção que é a porta de entrada do Sistema.

Utilizando metodologias de Design, apostamos no desenho de soluções customizáveis e escalonáveis, que tanto têm capacidade de transformar os processos de trabalho, quanto, a partir disso, são capazes de promover a transparência, a horizontalidade e a transversalidade como princípios de governança, que buscam dar resolução aos desafios da dimensão digital da vida, especialmente no acesso às políticas públicas de saúde.

A experiência vivenciada no FeliciLab, seguida da criação do Laboratório de Design dentro da CGIAD, converge com ideias de pensadoras como Mariana Mazzucato, que enfatizam a importância de criar espaços de inovação dentro da administração pública, chamados de Laboratórios de inovação social. Esses Laboratórios são essenciais para enfrentar os grandes desafios sociais e econômicos de nossa época.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo